sexta-feira, 11 de agosto de 2017


A TORRE-MIRANTE DE SANTA CRUZ, UM AR DA TOSCANA NA
REGIÃO OESTE DE PORTUGAL – ADENDA

Carlos Rodarte Veloso

Segundo informação comunicada à minha irmã Teresa Rodarte pelo Arqº André Baptista, o Arqº. Leopoldo Ferreira Ludovice defendeu que o autor do projecto arquitectónico da Torre de Santa Cruz teria sido Miguel Ventura Terra (1866-1919), o famoso arquitecto de edifícios como a Basílica de Santa Luzia em Viana do Castelo (edifício revivalista entre o neo-românico e o neo-bizantino), a Maternidade Alfredo da Costa, o Liceu Pedro Nunes, a Sinagoga e o Cine-Teatro Politeama em Lisboa, o Palace Hotel do Vidago, além da transformação do antigo convento de S. Bento da Saúde no Palácio Nacional de S. Bento (hoje Assembleia da República), numerosas casas particulares em Lisboa, muitas delas premiadas com Prémio Valmor, o pedestal do monumento ao Marechal Saldanha e muitos outros importantes projectos não concluídos.
Esta informação pode considerar-se uma importante achega à autoria da Torre de Santa Cruz, embora não exclua que a parte de engenharia do projecto seja do Engº Celestino Rodarte de Almeida como pensávamos, mas, como parte interessada, prefiro aguardar novos desenvolvimentos sobre este assunto.
É claro que a ser a dita torre obra de Ventura Terra, o seu valor patrimonial cresce exponencialmente e a sua classificação como imóvel de interesse público torna-se ainda mais defensável.
Como infomação adicional, segundo o mesmo Arqº Ludovice, o projecto inicial para Santa Cruz seria um palácio, mas o orçamento do encomendante só lhe permitiu a torre...

Sem comentários:

Enviar um comentário