PEQUENO APONTAMENTO SOBRE A
HISTÓRIA DA PORCELANA EUROPEIA
Carlos Rodarte Veloso
Com a chegada dos Portugueses à China iniciou-se a importação
para a Europa de um novo produto cerâmico até então aqui desconhecido: a
Porcelana. O seu êxito foi tão grande que a própria Corte, instituições
religiosas e particulares abastados começaram a encomendar peças com brazões ou
simples legendas. O desconhecimento pelos artífices chineses da iconografia
ocidental e da próprio alfabeto latino levou, numa primeira fase, à produção de
peças com as letras e os escudos de armas invertidos. Com o aprofundamento das
relações comerciais esse erros foram corrigidos e normalizada a circulação
dessas cobiçadas baixelas através da naus da Carreira da Índia. Com o
alargamento dessas importações ao resto da Europa e o triunfo do capitalismo
comercial nas novas potências marítimas – Inglaterra, Holanda, França –, essas
peças de importação nacional ganharam a errada designação de “Companhia das
Índias”, a qual se manteve até aos nossos dias.
A descoberta
do segredo do fabrico da porcelana, baseado no caulino, até então apenas
conhecido dos Chineses, vai mobilizar a indústria europeia a partir do século
XVIII, ao mesmo tempo que cria um gosto que já existia em relação aos originais
asiáticos e a que fora dado o nome de chinoiseries.
Um a um,
diversos países europeus iniciam a produção, rodeados de um secretismo e
segurança só equivalente aos segredos
militares.
As manufacturas surgem sucessivamente
em:
Meissen, próximo de Dresden,
iniciando a sua produção em 1710.
Viena, 1718.
Sèvres, próximo de Paris. Iniciou a
sua produção em 1738, em Vincennes, com o patronato de Luís XV e de Madame de
Pompadour. Mudou-se para Sèvres em 1756.
Chelsea, 1745.
Nymphenburg na Baviera, 1747.
Berlim, 1751.
Capodimonte, Itália, 1759.
Buen Retiro, próximo de Madrid, 1760.
Vista Alegre, Portugal 1824.
GLOSSÁRIO:
Biscuit (sofria dupla cozedura que
criava a extraordinária textura e cor branca baço)
Bibelots (bugigangas)
Figuras da Commedia dell’Arte
(figuras do teatro popular italiano).
Sem comentários:
Enviar um comentário